Procurador da Califórnia acusa Trump de abuso de poder e defende imigrantes

Washington, 6 dez (EFE).- O procurador-geral da Califórnia, Xavier Becerra, criticou duramente nesta quarta-feira o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a quem acusou de falta de transparência e abuso de poder, e defendeu que os imigrantes "revitalizam o sonho americano".

"A Califórnia conta com a maior quantidade de famílias imigrantes dos EUA, e somos a sexta economia do mundo. Sem eles não seríamos número um em tecnologia e em manufaturas", afirmou Becerra em entrevista coletiva em Washington.

O procurador, que foi congressista democrata durante mais de duas décadas, ressaltou que os imigrantes "provaram ser o sangue da economia californiana" e atacou a falta de transparência do governo de Trump, contra quem abriu dois processos.

Um deles foi sobre possíveis conflitos de interesse na Agência Ambiental (EPA); e o outro, sobre a base jurídica para encerrar o programa de proteção para os chamados "sonhadores", os beneficiários da Ação Diferida para os Chegados na Infância (Daca), que afeta imigrantes jovens que chegaram ao país quando crianças.

Este programa, implementado pelo ex-presidente Barack Obama através de uma ordem executiva, foi revogado em setembro por Trump, que deu um prazo até março de 2018 ao Congresso para que encontre uma solução a respeito.

"Recusar oferecer esta informação é um absoluto abuso de poder e falta de transparência (...). O Governo Federal não está acima da lei", acrescentou Becerra, ao se queixar que solicitou ao Executivo informações sobre a EPA e o Daca, sem ter recebido nada.

Além disso, o procurador-geral citou a Califórnia como exemplo progressista nos EUA e vanguarda da política pró-imigração e de energias limpas.

"O que acontece na Califórnia acaba acontecendo no resto do país", concluiu Becerra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos