Temendo protestos, embaixada dos EUA na Jordânia suspende serviços

Amã, 6 dez (EFE).- A embaixada dos Estados Unidos na Jordânia suspendeu temporariamente seus serviços nesta quarta-feira devido à possibilidade de protestos devido à decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

"A embaixada americana suspendeu temporariamente os serviços públicos de rotina", informou a legação diplomática em comunicado divulgado no Twitter.

Além disso, a embaixada disse ter recomendado que seus funcionários e familiares na Jordânia evitem ir às ruas em função dos possíveis protestos, que "têm o potencial de se transformarem em violentos".

A legação proibiu seus funcionários de viajar para fora da capital jordaniana, Amã, "até novo aviso", e pediu aos americanos na Jordânia para que "mantenham discrição" assim como "um alto nível de vigilância".

Apesar do fechamento temporário, a embaixada americana permanecerá aberta para ajudar, segundo o comunicado, "em casos de emergência que ameacem a vida ou a segurança de qualquer cidadão americano".

A Jordânia e o Egito são os únicos países árabes que assinaram um tratado de paz com Israel e que mantêm relações diplomáticas com o país.

Amã tem um papel de custódia sobre os lugares santos muçulmanos em Jerusalém Oriental, território que estava sob soberania jordaniana quando Israel o ocupou na Guerra dos Seis Dias de 1967, e Israel controla os acessos e visitas ao lugar em virtude de um pacto ratificado nos Acordos de Paz entre ambos os países em 1994.

Após a decisão de Trump, os EUA se tornaram o único país do mundo a reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Nenhuma nação tem embaixada na cidade devido a um pedido da ONU feito em 1980, após a anexação israelense da parte oriental.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos