Tillerson garante "compromisso" de Trump com processo de paz no Oriente Médio

Bruxelas, 6 dez (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, garantiu nesta quarta-feira o "compromisso" do presidente Donald Trump com o processo de paz no Oriente Médio, e garantiu que há "muito boa oportunidade" para conseguir a paz entre israelenses e palestinos.

"O presidente Trump está muito comprometido com o processo de paz no Oriente Médio", declarou Tillerson em entrevista coletiva durante uma reunião de ministros de Relações Exteriores da OTAN em Bruxelas.

O chefe da diplomacia americana evitou fazer comentários sobre o discurso que Trump pronunciará hoje, no qual espera-se que anuncie o controverso reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, e pediu que se "escute cuidadosamente a totalidade" de seu conteúdo.

"Seguimos acreditando que há muito boa oportunidade de alcançar a paz e o presidente tem uma equipe que está inteiramente dedicada a isso", acrescentou.

No que se refere à decisão sobre Jerusalém, Tillerson se limitou a recomendar: "Escutem o discurso inteiro do presidente".

Trump pretende anunciar hoje seu reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e ordenar que se transfira para lá a embaixada americana, uma medida que poderia jogar por terra qualquer perspectiva de um processo de paz promovido por Washington.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos