UE expressa "grave preocupação" por impacto de decisão de Trump para paz

Bruxelas, 6 dez (EFE).- A União Europeia (UE) expressou nesta quarta-feira sua "grave preocupação" sobre a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, especialmente pela repercussão que a medida pode ter no processo de paz no Oriente Médio.

"A UE expressa grave preocupação com o anúncio de hoje do presidente dos EUA sobre Jerusalém e as repercussões que isso pode ter nas perspectivas de paz", disse a alta representante para Política Externa da UE, Federica Mogherini, em comunicado.

Mogherini afirmou que a posição do bloco europeu na defesa de uma solução de dois Estados permanece "sem mudanças".

"Devem ser atendidas as aspirações de ambas as partes e devem ser encontradas maneiras de, através de negociações, resolver o status de Jerusalém como futura capital de ambos os Estados", afirmou.

A alta representante da UE afirmou que o bloco continuará respeitando o "consenso internacional" sobre Jerusalém, contemplado na resolução 478 do Conselho de Segurança da ONU, que determina a localização das representações diplomáticas em Israel até que seja tomada uma decisão final sobre o status de Jerusalém.

"Pedimos a todos os atores no terreno e na região que mostrem calma e moderação para evitar qualquer escalada", destacou.

Mogherini reiterou a necessidade de todos focarem na criação de condições para negociações diretas e significativas entre israelenses e palestinos para resolver a questão. E afirmou que a UE está disposta a colaborar para esse processo de diálogo.

"A UE reitera seu firme compromisso com a solução de dois Estados e com suas políticas. Uma solução negociada de dois Estados, que atenda às aspirações de ambas as partes, é a única maneira realista de chegar à paz duradoura e à segurança que tanto os israelenses como os palestinos merecem", disse Mogherini.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos