Estudo afirma que crianças brancas de 5 anos têm preferências raciais

Toronto, 7 dez (EFE).- Uma pesquisa feita no Canadá divulgada nesta quinta-feira afirma que, a partir dos cinco anos de idade, muitas crianças brancas mostram preferências raciais por crianças também brancas.

Os pesquisadores da Universidade de York assinalaram em um artigo publicado na última edição da revista científica "Child Develpment" que chegaram a esta conclusão após realizarem três estudos diferentes com mais de 359 crianças brancas com idades entre 5 e 12 anos.

As pesquisas mostraram que, a partir dos cinco anos, ao serem expostas a imagens de crianças brancas e negras, algumas delas tiveram preconceito implícito em favor dos primeiros.

"Quando pedimos às crianças que classificassem por raça, tanto as crianças mais jovens como as mais velhas mostraram uma preferência em relação aos brancos", afirmou uma das autoras do estudo, a professora Jennifer Steele.

"Eles foram mais rápidos em emparelhar as fotos de meninos que eram brancos com imagens positivas e fotos de meninos negros com imagens negativas", acrescentou Steele.

Em outro teste realizado, foram mostradas às crianças uma imagem neutra imediatamente depois de exibir, por um curto momento, a foto de um menino branco ou negro. Neste caso, os meninos não mostraram uma resposta automática negativa para as imagens de meninos negros.

Os investigadores indicaram que os resultados do estudo podem ajudar a desenvolver programas para prevenir, ou reduzir, os preconceitos na infância.

"Sabemos que na infância as crianças tendem a ser egocêntricas e sociocêntricas. Eles acreditam que são magníficas e que outras pessoas parecidas com elas também o são", declarou Steele.

"Por isso, recomendamos utilizar intervenções que não desafiem essas crenças, mas que promovam o fato de que as pessoas com antepassados diferentes, ou que são distintas, frequentemente têm muito em comum e também podem ser magníficas", concluiu a especialista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos