Israel ataca postos militares em Gaza após lançamento de projéteis

Jerusalém, 7 dez (EFE).- O exército de Israel atacou nesta quinta-feira duas infraestruturas militares em Gaza, em resposta ao lançamento de projéteis da Faixa palestina contra o seu território, onde um deles caiu ao não ser interceptado.

"Um projétil foi lançado do norte de Gaza e explodiu no sul de Israel. Em resposta a este lançamento e a outros projéteis que foram disparados contra Israel ao longo do dia, mas que caíram na Faixa de Gaza, um tanque do exército e um avião atacaram dois postos militares", anunciou o exército israelense em comunicado.

Na nota, o as forças armadas lembraram que Israel "responsabiliza o Hamas pelas ações hostis contra o país vindas de Gaza".

Horas antes, dois projéteis foram disparados contra o território israelita, mas não chegaram a alcançá-lo, durante uma jornada na qual milhares de palestinos protestaram pela decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como a capital do Estado de Israel.

Centenas deles se aproximaram da linha divisória de Gaza para protestar contra a decisão de Trump, que também determina a transferência da embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém.

Ismail Haniye, chefe político do movimento islamita, pediu hoje o início da Terceira Intifada, advertiu em Gaza que Trump "se arrependerá de sua decisão" e propôs a realização de uma reunião entre todas as partes palestinas para discutir a situação e combinar as medidas políticas que serão tomadas como reação aos últimos acontecimentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos