Topo

Casa Branca considera "lamentável" Abbas rejeitar se reunir com Pence

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence - Foto: AFP
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence Imagem: Foto: AFP

Em Washington

10/12/2017 21h18

A Casa Branca considerou neste domingo "lamentável" o fato de o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, ter decidido não se encontrar este mês com o vice-presidente americano, Mike Pence, em resposta à decisão dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

"É lamentável que a autoridade palestina esteja de novo se afastando da oportunidade de debater sobre o futuro da região, mas o governo se mantém firme nos seus esforços para conseguir a paz entre israelenses e palestinos", afirmou Alyssa Farah, porta-voz de Pence.

O vice-presidente deve viajar para o Oriente Médio ainda este mês com o objetivo de "reafirmar" o compromisso Estados Unidos em trabalhar com outros países da região para "vencer o radicalismo que ameaça as esperanças e os sonhos das futuras gerações", segundo indicou a porta-voz em comunicado divulgado na sua conta do Twitter.

A viagem de Pence a Israel e ao Egito foi anunciada justamente depois de o presidente americano, Donald Trump, reconhecer na semana passada Jerusalém como a capital de Israel e determinar a transferência da embaixada do país, que atualmente fica em Tel Aviv.

A decisão comprometeu o papel de Washington como mediador da paz e disparou a tensão na região com dezenas de protestos em países árabes e até uma declaração de condenação dos ministros de Relações Exteriores da Liga Árabe, que pediram que Trump se retrate da decisão. Em reação à decisão dos Estados Unidos, Abbas anunciou que não se reunirá com Pence.

"Não haverá qualquer encontro com Pence. Os Estados Unidos cruzaram uma linha vermelha que não deveriam ter cruzado", declarou o assessor de Abbas, Majdi al-Khalidi, à uma rádio Palestina.

O papa Teodoro II, chefe da Igreja ortodoxa copta do Egito, e Ahmed el-Tayeb, imã da mesquita egípcia de Al Azhar, uma das principais instituições do islã sunita, também anunciaram que não se encontrarão com Pence.

De acordo com a Casa Branca, Pence manterá encontros com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o presidente do Egito, Abdul Fatah al-Sisi, que amanhã deve se encontrar com Abbas no Cairo para abordar a recente decisão americana.

Na semana passada, os Estados Unidos se tornaram o primeiro país do mundo a reconhece Jerusalém como capital de Israel e o único a querer mudar a embaixada para essa cidade.

Nenhum país tem atualmente embaixada em Jerusalém, porque, após a anexação israelense da parte oriental da cidade, que os palestinos reivindicam como capital do seu futuro Estado, a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu à comunidade internacional para que retirasse as suas delegações da Cidade Santa.