Topo

Conferência Ministerial da OMC começa em Buenos Aires

10/12/2017 18h30

Buenos Aires, 10 dez (EFE).- A 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial de Comércio (OMC) foi inaugurada neste domingo em Buenos Aires em cerimônia especial liderada pela presidente do evento, a ex-chanceler argentina Susana Malcorra.

"Neste momento declaro aberta a sessão", declarou ela no Centro de Convenções da capital argentina, no bairro da Recoleta.

Esta é a primeira vez que o evento acontece num país sul-americano. O encontro será dividido em duas partes: na primeira será adotada a agenda formal para as plenárias, que acontecerão até a próxima quarta-feira, e a outra contará com as presenças dos presidentes do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai, com o governante argentino, Mauricio Macri, como anfitrião. As partições de Michel Temer; Michelle Bachelet (Chile); Horacio Cartes (Paraguai) e Tabaré Vázquez (Uruguai), respondem ao desejo da Argentina de mostrar a união regional.

A Conferência Ministerial é o órgão decisório mais importante da OMC - que se ocupa das normas que regem o comércio entre os países - e a reunião também conta com a participação de ministros de Comércio e importantes funcionários dos 164 estados-membros da organização.

Na abertura, o presidente do Conselho Geral da OMC, Xavier Carim, apresentou um relatório aos ministros sobre o trabalho técnico realizado pelo organismo nos últimos anos.

"Esta conferência acontece num momento de encruzilhada, com incertezas nos mercados mundiais e preocupação da população, que questiona o multilateralismo", destacou Carim no discurso.

Ele apostou na "renovação e adaptação" da organização às circunstâncias e aos desafios que estão surgindo.

"Os membros da OMC precisam se unir para dar um sinal inequívoco sobre a importância da cooperação internacional", acrescentou.

Em sua opinião, o fato de a Argentina se oferecer para receber a conferência é mostra do valor que o sistema multilateral de comércio tem para os membros da OMC. Carim desejou que a conferência acabe com um resultado "construtivo de consenso" para que a OMC esteja "encaminhada para o futuro".

As plenárias da reunião da OMC acontecerão durante três dias e serão oficialmente abertas amanhã de manhã.