Topo

Dez mil pessoas protestam em Jacarta contra decisão de Trump sobre Jerusalém

"A Palestina está sempre nos nossos corações" e "Trump dá desastre ao mundo" dizem alguns dos cartazes exibidos pelos manifestantes - Dita Alangkara/AP
"A Palestina está sempre nos nossos corações" e "Trump dá desastre ao mundo" dizem alguns dos cartazes exibidos pelos manifestantes Imagem: Dita Alangkara/AP

10/12/2017 04h32

Cerca de 10 mil pessoas, segundo cálculos dos veículos de imprensa locais, se concentraram neste domingo na frente da embaixada dos Estados Unidos em Jacarta, capital da Indonésia, para protestar contra a decisão do presidente americano Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

A manifestação, convocada por um partido político de ideologia islâmica e parte da oposição ao atual governo indonésio, ocorre com o fechamento de uma dúzia de ruas e sem incidentes violentos, afirmou a polícia em um comunicado.

Com bandeiras da Palestina e cartazes contra o Trump, os manifestantes se reuniram para mostrar sua insatisfação com a decisão do governante americano e exigir "justiça internacional" para o povo palestino.

"Jerusalém pertence a Palestina", diz um dos cartazes entre a multidão, ao lado de outros que pediam "liberdade", segundo a emissora "Metro TV".

A embaixada americana pediu na última sexta-feira para que seus cidadãos tomem cuidado e "evitem zonas de manifestações".

Trump anunciou na última quarta-feira o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e prometeu a transferência da embaixada de seu país para a cidade, após décadas de consenso internacional que condicionavam a decisão a um acordo de paz.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, condenou na última quinta-feira a decisão de Trump e pediu que ele reconsiderasse sua posição.