Topo

Austrália quer recrutar espiões para trabalharem no estrangeiro

12/12/2017 04h13

Sydney (Austrália), 12 dez (EFE).- A Austrália quer recrutar espiões que se caracterizem por serem inteligentes, observadores e capazes de trabalhar no exterior pelos interesses do país, anunciou hoje a sua ministra de Exteriores, Julie Bishop.

"O que buscamos é gente com diversas bagagens. Gente que tenha um panorama curioso, que seja evidentemente inteligente", disse Bishop a um canal de televisão local ao se referir ao processo para recrutar agentes para o Serviço Secreto Australiano de Inteligência (ASIS, na sigla em inglês).

O ASIS lançou um plano de contratação de espiões pelo qual os solicitantes devem participar de um jogo pela internet no qual devem notar pequenos detalhes, ler os rostos e avaliar a confiabilidade da informação.

A ministra se negou a dar detalhes das operações das quais os potenciais agentes participarão, mas disse que o emprego é "no exterior, para compilar informação de inteligência".

"É uma agência de espionagem, certamente", ressaltou a ministra, ao se referir a este processo de recrutamento que causou uma forte reação nas redes sociais.

"Não é como James Bond nem dirige um Aston Martin", esclareceu a ministra num programa transmitido pela televisão, ao ser consultada sobre o trabalho e em referência ao agente britânico 007.