Topo

Contra-ataque do EI mata 23 soldados pró-governo na Síria

12/12/2017 11h30

Beirute, 12 dez (EFE).- Pelo menos 23 soldados pró-governo, a maioria deles estrangeiros, morreram desde ontem em um contra-ataque do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província de Deir ez-Zor, no nordeste da Síria, informou nesta terça-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os radicais atingiram posições dos seus adversários em áreas ao oeste do rio Eufrates perto da cidade de Al Bukamal, na fronteira com o Iraque, detalhou a fonte.

As autoridades sírias proclamaram o fim da presença do EI em áreas ao oeste do Eufrates em Deir ez-Zor há seis dias, mas desde então os jihadistas fizeram vários contra-ataques nessa província e no leste da região vizinha de Homs.

A agência "Amaq", vinculada ao EI, anunciou ontem em um comunicado divulgado no Telegram que os extremistas tinham iniciado um ataque amplo contra posições do exército sírio ao noroeste de Al Bukamal.

O EI proclamou no final de junho de 2014 um "califado" na Síria e no Iraque, e já no mês seguinte conseguiu dominar quase toda Deir ez-Zor.

Ao longo de 2017, os extremistas perderam boa parte do território que controlavam em ambos países e suas fortificações principais.