Topo

Aplicativo com informações sobre Papa Francisco é lançado na Argentina

13/12/2017 02h04

Buenos Aires, 13 dez (EFE).- A Fundação Papa Francisco apresentou na terça-feira, em Buenos Aires, o lançamento de um aplicativo que reproduz frases e fornece informações atualizadas sobre a agenda e a trajetória do pontífice, de maneira que qualquer pessoa possa estar "conectada" com ele e inclusive receber "bençãos diárias".

"Todo mundo gosta do telefone, todo mundo está conectado a um. No meio dessa conexão que tanto agrada o ser humano, a ideia é estar em contato com o Papa Francisco e todas as maneiras são boas para isso", afirmou à Agência Efe, a presidente da Fundação, Liliana Sanucci.

É um sistema automatizado - uma espécie de robô - que contém em sua matriz uma coleção de dados e informações relacionadas com as últimas viagens do papa, seus discursos, suas aparições públicas mais recentes e sua peregrinação, entre outras e que responde ao usuário instantaneamente.

O projeto foi desenvolvido usando o software tecnológico Wabot para a criação e desenvolvimento informático do aplicativo, que funciona através do serviço de mensagens WhatsApp.

Desta maneira, os fiéis podem se envolver em uma conversa simulada com o pontífice onde quer que se estejam, recebem suas "bençãos" e conteúdo multimídia em qualquer momento simplesmente baixando o aplicativo e adicionando o número de telefone estabelecido para sua agenda de contatos.

Esta ideia surgiu, em palavras de um dos fundadores do desenvolvedor de tecnologia de Wabot, Kevin Yang, do seu desejo de "viralizar a palavra do papa" em um mundo "onde tudo é violência viral".

"A nossa ideia é solidária com a sociedade, para que possa alcançar todas as pessoas que desejam usá-la, pois é fácil fazê-lo a partir de qualquer tipo de celular", acrescentou a diretora do projeto, Adriana Villagrán, durante seu discurso.