Topo

Parlamento analisará julgamento político contra vice-presidente preso

13/12/2017 23h26

Quito, 13 dez (EFE).- A Assembleia Nacional do Equador (Parlamento) convocou para quinta-feira seu Conselho de Administração para uma sessão com o objetivo de analisar um possível julgamento político contra o vice-presidente Jorge Glas, condenado hoje a seis anos de prisão por formação de quadrilha no caso Odebrecht.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Conselho de Administração Legislativo (CAL), o presidente da Assembleia Nacional, José Serrano, convocou para amanhã uma sessão da CAL para analisar essa solicitação.

Glas foi condenado hoje pela Corte Nacional de Justiça do Equador a seis anos de prisão pelo crime de formação de quadrilha no caso de propinas da construtora Odebrecht. Ele vai apelar da sentença.

Seu advogado, Eduardo Franco Loor, afirmou que seu cliente não tem intenções de renunciar ao cargo, desde que não haja um julgamento final.

O Parlamento tem o poder de provocar um julgamento político contra um funcionário público que tenha se excedido nas suas funções, mecanismo que poderia terminar com a suspensão do vice-presidente, eleito no mês de abril ao lado do presidente, Lenín Moreno.