Topo

Passagem fronteiriça entre Síria e Líbino é reaberta após cinco anos

14/12/2017 12h55

Beirute, 14 dez (EFE).- A passagem de Al Qaa/Yusie, entre o Líbano e a Síria, foi reaberta nesta quinta-feira após cinco anos de fechamento pela violência de ambos lados da fronteira, informou a agência de notícias oficial síria "Sana".

O cruzamento foi reinaugurado pelo ministro sírio do Interior, Mohammed al Shaar, após ter sido remodelado por ter sofrido danos em "ataques terroristas", apontou a agência.

Al Shaar antecipou que a partir de amanhã será permitida a entrada e saída de civis.

A "Sana" lembrou que a passagem esteve fechada nos últimos cinco anos pela expansão de "grupos terroristas 'takfiri' (muçulmanos radicais)" de ambos lados da fronteira.

E destacou que o Exército sírio, em parceria com o libanês, desalojaram a zona de organizações armadas.

A parte síria da fronteira, Yusie, está perto da cidade da Al Qusayr, no passado foi um dos principais redutos dos rebeldes sírios e que foi retomado pelas autoridades em junho de 2013.

O lado libanês, onde fica a população de Al Qaa, de maioria cristã, foi alvo de vários atentados terroristas e de uma ofensiva das Forças Armadas libanesas contra o grupo terrorista Estado Islâmico.

O cruzamento de Al Qaa/Yusie foi a única das cinco passagens entre a Síria e o Líbano que esteve fechada permanentemente durante estes anos de guerra.