Topo

Mulheres sauditas também poderão dirigir motos e caminhões

Carros passam diante de imagens do rei saudita Salman bin Abdulaziz Al Saud (dir.) e do príncipe Mohammed bin Salman, em Riad, Arábia Saudita - Faisal Al Nasser/ Reuters
Carros passam diante de imagens do rei saudita Salman bin Abdulaziz Al Saud (dir.) e do príncipe Mohammed bin Salman, em Riad, Arábia Saudita Imagem: Faisal Al Nasser/ Reuters

Em Riad

16/12/2017 11h55

As mulheres sauditas também poderão dirigir motocicletas e caminhões a partir de junho de 2018, anunciou a Direção Geral de Circulação saudita, quase três meses depois de uma ordem real retirar a proibição de dirigir carros.

"O grande desafio agora é adaptar as escolas de direção a todas as mulheres que querem aprender", disseram as autoridades sauditas, ao acrescentarem que "estarão preparadas" para quando chegar o momento de suspender o veto.

A Direção esclareceu, além disso, que para dirigir motocicletas as mulheres deverão ter pelo menos 18 anos. Já para os caminhões, a idade mínima será de 20 anos.

A decisão real de setembro deste ano não só responde a anos de mobilizações e luta de ativistas pelos direitos das mulheres, mas também a motivos mais práticos e econômicos, como o fato de as mulheres já não terem que contratar um motorista particular ou depender de um familiar homem que as ajude em seus deslocamentos.

A possibilidade de dirigir também abre novas oportunidades de trabalho, embora a discriminação ainda impeça as mulheres de explorar muitos setores e ocupar cargos no reino ultraconservador.

#LigadoNoMundo - 6 coisas que as mulheres são impedidas de fazer livremente

UOL Notícias