Topo

Comissão legislativa aprova seguimento de pedido de impeachment contra Glas

17/12/2017 15h47

Quito, 17 dez (EFE).- O Conselho de Administração Legislativa (CAL) da Assembleia Nacional do Equador aprovou neste domingo a continuidade de um pedido de impeachment contra o vice-presidente afastado do país, Jorge Glas, condenado em primeira instância a seis anos de prisão por formação de quadrilha no escândalo da Odebrecht.

"Depois de cumprir com o devido processo e com os prazos contemplados pela Constituição e a Lei Orgânica da Função Legislativa, o CAL aprova o envio à Corte Constitucional do processo de impeachment contra o vice-presidente Glas", afirmou o presidente da Assembleia Nacional, o governista José Serrano.

A sentença da Corte Constitucional, explicou Serrano, será enviada à Comissão de Fiscalização da Assembleia Nacional para dar sequência ao trâmite legal do pedido de impeachment.

Na última quarta-feira, um tribunal de primeira instância condenou Glas a seis anos de prisão por envolvimento no escândalo de corrupção da Odebrecht no país. O vice-presidente já anunciou que recorrerá da decisão.

"Na sessão desse domingo houve 'fumaça branca' e o impeachment foi admitido com quatro votos a favor e zero contra", escreveu no Twitter o deputado de oposição, Luis Fernando Torres,.

"A Corte Constitucional agora deve opinar", completou.

Pouco antes da votação no CAL, a deputada governista Soledad Buendía se retirou da reunião. "Me retiro da sessão do CAL para manifestar minha oposição ao impeachment de Jorge Glas porque não se cumprem os requisitos do artigo 129 da Constituição", disse.

"Não posso legitimar uma injustiça com a minha presença", completou a parlamentar.

Glas está preso preventivamente desde outubro. Pouco depois de sua prisão, o presidente do país, Lenín Moreno, nomeou temporariamente María Alejandra Vicuña para a vice-presidência.