Topo

Milhares de indonésios se manifestam a favor da Palestina

17/12/2017 03h48

Medan (Indonésia), 17 dez (EFE).- Dezenas de milhares de indonésios se manifestam hoje em Jacarta, perto da Embaixada dos Estados Unidos, para expressar sua solidariedade à Palestina e condenar a decisão do presidente americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

O número de participantes ronda os 40.000, segundo a Polícia, com alguns levando bandeiras da Palestina e outros emblemas palestinos, ou cartazes que lembram palestinos mortos pelas forças de segurança israelenses.

A manifestação, convocada pelo Conselho de Ulemás Indonésio e várias organizações islâmicas, começou pouco depois do amanhecer no Monumento Nacional, um obelisco situado no centro da Praça Merdeka que lembra a luta dos indonésios contra a colonização.

Lá, o presidente de Assembleia Consultiva do Povo, Zulkifli Hassan, disse que o legislativo e o povo indonésio estão com a Palestina.

"Defender a Palestina é defender a humanidade. A Indonésia está ao lado da Palestina", destacou Zulkifli, criticando qualquer tipo de colonização.

Por volta de meio-dia, parte dos manifestantes se dirigiram para a Embaixada dos Estados Unidos, que estava a par das manifestações e que tinha pedido aos cidadãos americanos, em comunicado, que evitassem aglomerações como a de hoje.

A Confederação de Sindicatos Indonésios convocou outra manifestação em Jacarta, chamada Ação de Defesa dos Palestinos, que acabaria também em frente da Embaixada dos EUA.