Topo

Primárias para candidatos à presidência do Paraguai terminam sem incidentes

17/12/2017 18h50

Assunção, 17 dez (EFE).- Os paraguaios escolheram neste domingo os candidatos que disputarão as eleições presidenciais em abril de 2018, em uma votação tranquila e sem incidentes.

Um dos poucos problemas registrados ocorreu em Lambaré, perto de Assunção. As fortes chuvas que caiam na região obrigou o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) a suspender a votação em duas seções, uma decisão que afetou cerca de 16 mil pessoas.

De acordo com o TSJE, a participação foi grande, especialmente nas áreas dominadas pelo Partido Colorado, liderado pelo presidente do país, Horacio Cartes, pré-candidato ao Senado.

Disputam a vaga para suceder Cartes como candidato do partido à presidência o senador Mario Abdo Benítez e o ex-ministro da Fazenda Santiago Peña.

Também não houve incidentes nas primárias organizadas pelo Partido Liberal, o segundo maior do país. Efraín Alegre enfrentou o ex-presidente Carlos Mateo Balmelli para ser o candidato da legenda.

Os paraguaios também escolheram hoje quem serão os candidatos à vice-presidência, ao Congresso, aos governos das províncias e os que disputaram uma vaga no Parlasur, o parlamento do Mercosul.

Os resultados das primárias para presidente, vice-presidente e governador devem sair nas próximas horas. Os postulantes aos demais cargos só serão conhecidos ao longo da semana.