Topo

Resultados parciais do segundo turno apontam vitória de Piñera no Chile

17/12/2017 20h44

(Atualiza com nova parcial e mais informações).

Santiago (Chile), 17 dez (EFE).- Com 46,7% dos votos apurados, Sebastián Piñera, candidato do movimento Chile Vamos, está na frente de seu adversário, Alejandro Guillier, no segundo turno das eleições para a presidência do Chile, realizado neste domingo.

Presidente do Chile entre 2010 e 2014, Piñera tem 54,29% dos votos computados até o momento contra 45,71% de Guillier, de acordo com os resultados divulgados pelo Serviço Eleitoral (Servel).

No comitê de campanha do candidato do Chile Vamos, os resultados parciais que indicam a vitória de Piñera já são comemorados.

"Recebemos esses resultados com muita humildade, significam muito. Estive com o meu pai, ele está acompanhando a apuração muito de perto. Ele não é das pessoas que canta vitória antes do tempo, mas está muito contente", disse Cristóbal Piñera, filho do ex-presidente que pode voltar ao poder em 2018.

"Hoje acaba o período das eleições, que, no geral, são marcados por divisões. Agora esperamos que comece um período de muita unidade. Que esteja no coração de todos que juntos podemos construir um Chile melhor", completou Cristóbal.

A ex-primeira-dama Cecilia Morel também comentou os resultados e disse estar muito feliz com a vitória parcial do marido.

"Não pensei que a diferença seria tão grande, mas agradecemos às pessoas que confiaram em nós", disse a esposa de Piñera.

A euforia contida contrastava com o pessimismo do comitê de Alejandro Guillier, onde a ex-ministra Yasna Provoste reconhecia que os resultados divulgados até agora são muito ruins .

"Efetivamente, é uma situação muito complexa, temos 300 mil eleitores a menos do que na última eleição. Tínhamos que ter sido capazes de levar mais pessoas a votar", afirmou.

Provoste admitiu que, para ganhar no segundo turno, Guillier precisava unir os eleitores da centro-esquerda, que votou dividida no primeiro turno. No entanto, ela ainda mostrou esperança.

"Tomara que tenhamos um resultado final diferente desse que estamos vendo", afirmou.

A senadora socialista Isabel Allende, filha do ex-presidente Salvador Allende, mostrou menos otimismo que a aliada e mostrou preocupação com a baixa participação eleitoral.

"Gostaria que mais pessoas tivessem votado, mas isso está se mostrando uma tendência e é impossível ignorá-la", afirmou.

"A presidente (Michelle) Bachelet terá que tomar café da manhã amanhã com o candidato da direita, mas a democracia é assim e precisamos respeitá-la", disse Allende.

A senadora se referia a uma tradição da política chilena, que determina que o presidente que está deixando o cargo tome café da manha com o vencedor das eleições no dia seguinte ao triunfo.