Topo

Manifestantes incendeiam sedes de partidos no Curdistão iraquiano

18/12/2017 15h29

Erbil (Iraque), 18 dez (EFE).- Manifestantes curdos queimaram nesta segunda-feira várias sedes de partidos políticos da região autônoma do Curdistão iraquiano na cidade de Sulaymaniyah, no norte do Iraque, devido à falta de pagamento aos funcionários públicos, segundo anunciaram fontes policiais.

Os cidadãos causaram danos materiais às sedes dos principais de grupos curdos: o Partido Democrático do Curdistão (KDP), a União Patriótica do Curdistão (PUK) e o Movimento da Mudança (Gorán), entre outros.

Em comunicado, a direção da polícia de Sulaymaniyah assegurou que eles "respeitam a sociedade e os empregados, bem como os outros cidadãos", e esclareceu que tratam todos "da mesma maneira".

Além disso, pediu aos cidadãos "apoio às forças de segurança e que se afastem da violência, bem como (apoiem) os partidos políticos".

Desde que o Curdistão realizou um referendo de independência em setembro, a região ficou isolada pelas diferentes sanções econômicas impostas por Bagdá, que rejeitou esta consulta por ser "ilegal".