Topo

Descarrilamento de trem nos EUA deixa vários mortos e dezenas de feridos

19/12/2017 06h15

(Atualiza com número oficial de mortos).

David Villafranca.

Los Angeles (EUA), 19 dez (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, na segunda-feira, depois que um trem descarrilou e caiu sobre uma estrada no estado de Washington, nos Estados Unidos.

O trem 501 cobria uma rota de alta velocidade, que estava sendo inaugurada, entre as cidades de Seattle e Portland quando, por causas ainda desconhecidas, descarrilou quando atravessava uma ponte, caindo sobre a autoestrada I-5, que no momento estava no horário do rush.

Horas depois do acidente, a Patrulha (Polícia) Estatal de Washington informou que três pessoas morreram, embora veículos de imprensa, como o jornal "The New York Times" tinham citado até seis mortos.

Um total de 77 pessoas, incluindo passageiros do trem e as que estavam na estrada no momento do acidente, foram levadas para hospitais da região.

O acidente aconteceu nos arredores da localidade de DuPont, situada a 80 quilômetros ao sul de Seattle.

As imagens das televisões locais mostraram como vários vagões do trem ficaram destruídos sobre a autoestrada, enquanto que um deles ficou suspenso entre a ponte e rodovia.

O xerife do condado de Pierce usou sua conta oficial do Twitter, afirmou que vários automóveis colidiram devido ao descarrilamento do trem, deixando alguns motoristas e passageiros dos carros feridos.

"Ver isto é dilacerador. Os nossos pensamentos e orações estão com todos os envolvidos", afirmou.

O serviço ferroviário Amtrak informou que no trem 501, que cobria o trajeto inaugural da nova rota, viajavam 77 passageiros e sete funcionários da companhia de transporte.

A nova rota faz parte de um programa para melhorar e acelerar as comunicações na região que, no seu conjunto, custou US$ 800 milhões, de acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Transporte do estado de Washington.

Em entrevista à emissora "CBS", Chris Karnes, um dos passageiros que viajava no trem, disse que no momento do acidente estava sendo realizado uma curva do trajeto.

A testemunha disse que de repente ouviu um som "estridente" e depois sentiram como se estivessem descendo uma colina antes de serem atingidos por seus assentos e verem as janelas quebrarem.

Em uma mensagem publicada na sua conta do Twitter, o presidente americano, Donald Trump, enviou suas "mais sinceras orações" para as vítimas e acrescentou que estava seguindo a situação "de perto" em coordenação com as autoridades locais.