Topo

Rússia acusa EUA de travar "guerra híbrida" contra países da CEI

19/12/2017 10h44

Moscou, 19 dez (EFE).- O diretor do Serviço de Inteligência Estrangeiro (SVR) da Rússia, Sergei Narishkin, acusou nesta terça-feira os Estados Unidos de travar uma "guerra híbrida" não declarada contra os países da pós-soviética Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

"A magnitude do trabalho realizado pelo Ocidente permite falar de uma guerra híbrida não declarada, que os Estados Unidos realizam contra nossos Estados", disse Narishkin, citado pela agência oficial russa "RIA Nóvosti", em uma reunião de chefes de Segurança e serviços secretos dos países da CEI.

Narishkin acrescentou que os EUA, por meio de sanções ilegais que impôs à Rússia, tentam "frear o ritmo de desenvolvimento" dos países da CEI.

"De fato, um grupo de países ocidentais tem se proposto a semear a divisão nas estreitas relações entre os países-membros de Comunidade e debilitar os processos de integração eurasiática", opinou o chefe do SVR.

Seus esforços nos países da CEI, segundo destacou, "comprovam a intromissão nos processos democráticos, nos assuntos internos de Estados soberanos".

Narishkin destacou ainda que a situação internacional se caracteriza pelo "aumento das turbulências e pela imprevisibilidade dos processos políticos e econômicos".

Tudo isto, segundo advertiu, "se agrava pelo afã de uma série de países e atores vinculados a eles de agir de maneira unilateral, sem ter em conta as consequências dos seus passos para todo o sistema de segurança coletivo".

"Finalmente, a principal vítima desta política irresponsável são os cidadãos comuns, independentemente de onde vivam. Assim, todo o mundo se transforma em uma zona de conflito", concluiu.