Topo

Macri viajará hoje a Brasília para cúpula de presidentes do Mercosul

20/12/2017 16h05

Buenos Aires, 20 dez (EFE).-O presidente da Argentina, Mauricio Macri, viajará na noite desta quarta-feira a Brasília para participar amanhã da cúpula de chefes de Estado do Mercosul, que estará marcada pelas intensas negociações para avançar em um acordo com a União Europeia (UE), confirmaram à Agência Efe fontes oficiais.

O Itamaraty também informou que estarão presentes os chefes de Estado do Paraguai, Horacio Cartes, e do Uruguai, Tabaré Vázquez, assim como o boliviano Evo Morales, cujo país está em processo de adesão ao Mercosul, e o guianense, David Granger.

A 51ª cúpula semestral do bloco sul-americano começou nesta quarta-feira com uma reunião de chanceleres dos quatro países fundadores do Mercosul - Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai - na véspera da reunião de líderes na qual o Brasil transferirá a presidência semestral do bloco para o Paraguai.

A agenda dos chanceleres do Mercosul estará marcada pelas negociações do acordo comercial com a União Europeia (UE), que vem sendo discutido há quase duas décadas e que ainda não se concretizou.

Ao longo do ano, o Mercosul e a UE trocaram ofertas e apresentaram propostas "melhoradas", mas a falta de acordo nos pontos envolvendo a carne bovina e os biocombustíveis impediu que o anúncio do pacto definitivo ocorresse no início deste mês em Buenos Aires, onde ocorreu a reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC).