Topo

Papa adverte a Cúria sobre "lógica degenerada das intrigas"

21/12/2017 09h59

Cidade do Vaticano, 21 dez (EFE).- O papa Francisco alertou nesta quinta-feira sobre o "câncer da desequilibrada e degenerada lógica das intrigas no seio da Cúria Romana, o Governo da Igreja", e advertiu sobre o "perigo dos traidores da confiança".

Perante os representantes da Cúria, reunidos na Sala Clementina, o pontífice advertiu sobre "lógica desequilibrada e degenerada das intrigas ou dos pequenos grupos".

Um fato que na sua opinião representa "apesar das suas justificações e boas intenções, um cancro que leva à autorreferência, que se infiltra também nos organismos eclesiásticos".

O papa destacou: "Quando isto acontece, então se perde a alegria do Evangelho, a alegria de comunicar Cristo e de estar em comunhão com ele; se perde a generosidade da nossa consagração".

Francisco advertiu sobre um segundo perigo: "O dos traidores da confiança ou daqueles que se aproveitam da maternidade da Igreja e descuidam de sua missão de contribuir para a reforma da Igreja.

"Quando são delicadamente separadas se autodeclaram equivocadamente mártires do sistema, do papa 'desinformado', da velha guarda em vez de entoar o 'mea culpa'", continuou Francisco.

O papa fez estas considerações durante sua tradicional mensagem natalina a bispos e cardeais, na qual este ano se dedicou a analisar o seu âmbito "ad extra", ou seja, sobre a sua relação com o mundo exterior, entre nações e outras religiões.

Sobre sua reforma do Governo da Igreja, afirmou que "se destaca quanta paciência, dedicação e delicadeza são necessárias para alcançar esse objetivo, uma vez que a Cúria é uma instituição antiga, complexa, venerável, composta de homens que provêm de culturas, línguas e construções mentais muito diferentes".

"Que este Natal nos faça abrir os olhos e abandonar o que é supérfluo, falso, a malícia e o enganoso, para ver o que é essencial, verdadeiro, bom e autêntico", finalizou o papa.