Secretário da OLP diz que votação da ONU é o mundo unido contra a intimidação

Jerusalém, 21 dez (EFE).- O secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, afirmou nesta quinta-feira que a resolução da Assembleia Geral da ONU que rejeita a decisão dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel é um sinal de que o mundo está unido contra a inimidação.

"A votação de hoje é uma prova de que o mundo digno está unido contra a intimidação e o abuso", escreveu Erekat no Twitter.

"Fazemos um pedido ao mundo para que a votação de hoje se traduza em ações concretas, incluindo o reconhecimento da Palestina e de sua capital, Jerusalém Oriental", acrescentou o veterano líder.

Em comunicado, um dos membros do comitê executivo da OLP, Hanan Ashrawi, escreveu que a organização está sentindo "extremamente esperançosa e empoderada pelo voto em favor da resolução".

"Apesar dos esforços dos americanos de salvaguardar as violações israelitas e os crimes de guerra, a maioria manteve seus princípios e só um mínimo de países sucumbiu à abstenção ou ao voto contrário à resolução", completou Ashrawi.

Um dos conselheiros do presidente palestino, Nabil Abu Rudeina, declarou que o voto é o reflexo do apoio que os palestinos têm na comunidade internacional. Ele também afirmou que as lideranças manterão o esforço para a criação de um Estado palestino.

O texto aprovado hoje na Assembleia Geral reitera a doutrina da ONU sobre Jerusalém e exige que todos os países cumpram as resoluções do Conselho de Segurança em relação à cidade.

A reunião emergencial de hoje na sede da ONU foi um pedido de países árabes e muçulmanos contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, uma decisão tomada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, no início deste mês.

A resolução, de caráter vinculativo, foi aprovada com 128 votos a favor, nove contrários e 35 abstenções, após a ameaça de Trump de retirar auxílios de países que votassem contra os EUA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos