PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Henrietta Fore é escolhida nova diretora do Unicef

22/12/2017 16h58

Nações Unidas, 22 dez (EFE).- A americana Henrietta H. Fore foi nomeada nesta sexta-feira como a nova diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em substituição ao também americano Anthony Lake.

Fore foi indicada para assumir uma das maiores agências do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo próprio secretário-geral, António Guterres. Conforme o comunicado oficial, a nova diretora se destacou em temas como desenvolvimento econômico, saúde e educação, assim como a assistência humanitária e ajuda para os países mais vulneráveis.

Fore foi a primeira mulher indicada para assumir a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), cargo que ela desempenhou de 2006 a 2009. Também ocupou outras funções na diplomacia americana e na Secretaria do Tesouro. Atualmente é a maior executiva da companhia de investimentos Holsman International.

Na nota que informa sobre a nomeação, Guterres também destacou o trabalho de Lake à frente do Unicef desde 2010 e o empenho que teve para reforçar a "reputação e a credibilidade" da agência da ONU. De acordo com a organização, Lake fica no posto até 31 de dezembro.

Internacional