Topo

Putin comparecerá a congresso de partido que apoiará sua candidatura

22/12/2017 15h42

Moscou, 22 dez (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou sua presença amanhã, sábado, no congresso federal do partido governista Rússia Unida, que apoiará publicamente sua candidatura para as eleições de março de 2018, informou nesta sexta-feira o Kremlin.

Como é tradição, espera-se que Putin discurse no congresso, no qual participarão 2.500 pessoas, apesar de ter deixado a liderança do partido em 2012, quando esta estava desacreditada pelas denúncias de fraude nas eleições legislativas.

Putin anunciou há duas semanas que concorrerá à reeleição como candidato independente, para isto sua candidatura terá que ser proposta na próxima semana por uma iniciativa popular que se encarregará de solicitar as 300 mil assinaturas necessárias.

Ao anunciar seus planos, o líder russo disse que esperava contar com o apoio dos partidos políticos que compartilham com o seus ideais, o que inclui não somente o Rússia Unida, mas também o Rússia Justa, formação social-democrata que não apresentará candidato.

Ao abrir esta semana a campanha eleitoral, Putin pediu que não haja qualquer mudança no rumo traçado pelo Kremlin, uma vez que, "caso contrário, será preciso começar de zero mais uma vez", e enfatizou que a Rússia está "obrigada" a defender a "estabilidade" na sociedade.

Segundo os analistas, Putin, de 65 anos, será reeleito com um resultado histórico de mais de dois terços dos votos, o que lhe permitirá permanecer no Kremlin até 2024.

O líder da oposição extraparlamentar, Alexei Navalny, não poderá concorrer no pleito, pois foi inabilitado por ter antecedentes criminais após um polêmico processo.