Israel agradece Guatemala decisão de mudar embaixada para Jerusalém

Jerusalém, 25 dez (EFE).- O Ministério de Relações Exteriores israelense agradeceu a "verdadeira amizade" que existe entre Israel e Guatemala depois que o país anunciou que vai mudar a sua embaixada de Tel Aviv para Jerusalém.

"Obrigado Guatemala pela sua importante decisão de transferir a sua embaixada para Jerusalém! Maravilhosa notícia e verdadeira amizade. Viva a amizade entre Guatemala e Israel", escreveu Emmanuel Nahshon, porta-voz do órgão, no Twitter.

A Guatemala foi o primeiro país a declarar a mudança da sua representação diplomática para Jerusalém desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu a cidade como a capital israelense, no último dia 6, e determinou a transferência da sua embaixada. A República Tcheca também reconheceu Jerusalém como capital de Israel.

O presidente da Guatemala, Jimmy Morales, anunciou ontem à noite no Facebook que tinha conversado com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre as boas relações entre os dois países "desde que a Guatemala apoiou a criação do Estado de Israel" e informou ter dado instruções ao Ministério de Relações Exteriores para a transferência da missão.

O diplomata, historiador e escritor israelense Michael Oren enalteceu o "valor" guatemalteco e escreveu em espanhol no Twitter: "Viva Guatemala!".

A Guatemala é um dos países se alinharam aos Estados Unidos na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na semana passada contra uma resolução não vinculativa que denunciava o fato de Trump reconhecer Jerusalém como a capital de Israel. A resolução foi aprovada por maioria e a ONU declarou a ação americana "nula e vazia".

Contra a resolução e a favor dos Estados Unidos votaram, além de Guatemala e Israel, Honduras, Ilhas Marshall, Micronésia, Nauru, Palau e Togo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos