Topo

Al-Fatah e Hamas começam nova rodada de diálogos para reconciliação no Cairo

27/12/2017 11h45

Cairo, 27 dez (EFE).- O partido nacionalista Al-Fatah e organização Hamas começaram nesta quarta-feira no Cairo (Egito) uma nova rodada de conversas para debater a reconciliação palestina, que não avançou desde a última reunião que terminou no início deste mês.

As reuniões acontecem na sede do Serviço Secreto, a portas fechadas, e a previsão é que só conclua quando as duas partes alcançassem acordos sobre vários pontos da disputa, conforme indicou uma fonte da delegação do Al-Fatah à Agência Efe. Entre estes pontos está a eliminação de obstáculos para a aplicação do acordo assinado em outubro no Egito, que permitiu a volta do governo da Autoridade Nacional a Palestina (ANP) à Faixa de Gaza após uma década sob o controle do Hamas.

De acordo com a fonte, o grupo palestino pretende esclarecer o seu ponto de vista sobre a questão do controle da fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza.

Esta é a terceira vezes que os grupos se encontram no Cairo desde outubro para tentar a reconciliação depois de uma década de desavenças. Na última reunião, ambas as partes renovaram o compromisso de entendimento, após desencontros que levaram ao adiamento da entrega de poder em Gaza ao Executivo palestino, mas mesmo assim não foi registado qualquer avanço desde então.