Al-Fatah e Hamas começam nova rodada de diálogos para reconciliação no Cairo

Cairo, 27 dez (EFE).- O partido nacionalista Al-Fatah e organização Hamas começaram nesta quarta-feira no Cairo (Egito) uma nova rodada de conversas para debater a reconciliação palestina, que não avançou desde a última reunião que terminou no início deste mês.

As reuniões acontecem na sede do Serviço Secreto, a portas fechadas, e a previsão é que só conclua quando as duas partes alcançassem acordos sobre vários pontos da disputa, conforme indicou uma fonte da delegação do Al-Fatah à Agência Efe. Entre estes pontos está a eliminação de obstáculos para a aplicação do acordo assinado em outubro no Egito, que permitiu a volta do governo da Autoridade Nacional a Palestina (ANP) à Faixa de Gaza após uma década sob o controle do Hamas.

De acordo com a fonte, o grupo palestino pretende esclarecer o seu ponto de vista sobre a questão do controle da fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza.

Esta é a terceira vezes que os grupos se encontram no Cairo desde outubro para tentar a reconciliação depois de uma década de desavenças. Na última reunião, ambas as partes renovaram o compromisso de entendimento, após desencontros que levaram ao adiamento da entrega de poder em Gaza ao Executivo palestino, mas mesmo assim não foi registado qualquer avanço desde então.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos