Topo

CorteIDH convoca audiência extraordinária por indulto a Fujimori

28/12/2017 17h57

Lima, 28 dez (EFE).- A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH) convocou uma audiência extraordinária para escutar, no dia 2 de fevereiro, as partes envolvidas no indulto concedido ao ex-presidente peruano Alberto Fujimori, que cumpria pena de 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade.

"A corte já notificou as partes para uma audiência conjunta, em dois casos abertos em supervisão de cumprimento de pena, que são Barrios Altos e La Cantuta", informou a advogada Gloria Cano, diretora de uma das organizações civis que representam os parentes das vítimas dos massacres pelos quais Fujimori foi julgado.

Cano acrescentou que serão revisados "dois pedidos em uma só audiência" e que já foram convocados o Estado peruano, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e organismos representantes dos parentes, como a Associação Pró-Direitos Humanos (Aprodeh), que ela dirige.

De acordo com a advogada, depois da audiência do dia 2 de fevereiro a corte "emitirá uma resolução de cumprimento obrigatório", em prazo não determinado, e apontará se o Estado peruano cumpriu ou não as obrigações estabelecidas nestes casos, pelos quais Fujimori foi condenado, em 2009, a 25 anos de cárcere.

Fujimori foi responsabilizado pelo assassinato de um total de 25 pessoas nos massacres de Barrios Altos (1991) e La Cantuta (1992), cometidos pelo grupo militar Colina, e pelo sequestro do jornalista Gustavo Gorriti e do empresário Samuel Dyer, em 1992.

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, concedeu no dia 24 de dezembro o indulto humanitário a Fujimori, que atualmente permanece em uma clínica de Lima, ao considerar que o ex-governante sofre uma série de doenças e sua saúde poderia se agravar na prisão.

Kuczynski também concedeu o direito de graça presidencial a Fujimori, pela qual o ex-governante não poderá ser processado em um julgamento aberto pelo assassinato de seis pessoas no distrito de Pativilca, no norte da região de Lima, também pelas mãos do grupo Colina.