Topo

Aos 91 anos, morre única filha de Francisco Franco

29/12/2017 08h05

Madri, 29 dez (EFE).- Carmen Franco, a única filha do ditador Francisco Franco, morreu nesta sexta-feira, aos 91 anos, na sua casa em Madri, em consequência de um câncer terminal descoberto no meio deste ano.

A morte foi informada através do Instagram e do Twitter do neto dela Luis Alfonso de Borbón.

"Deus levou a Man (d.e.p.), mas ela não se foi: a terei sempre no meu coração", escreveu ele.

Há alguns meses, a filha de Francisco Franco tentava combater o câncer, e ontem sua filha Carmen Martínez-Bordiú confirmou o agravamento do estado de saúde.

Luis Alfonso de Borbón, que morou muitos anos com a avó após a separação dos pais e a morte do pai, duque de Anjou e de Cádis, e do irmão, Francisco de Agarrais, ainda escreveu: "Sempre será a minha super avó, a minha segunda mãe, um dos meus pilares e o meu exemplo a seguir".

Carmen Ramona Felipa de la Cruz nasceu em Oviedo, em 18 de setembro de 1926. Viveu em vários lugares devido à carreira militar do pai, até que em 1935 Franco foi nomeado chefe do Estado Maior Central e se mudou para Madri. Poucos meses depois, foi morar nas Ilhas Canárias, onde levou uma vida reservada por medo de possíveis atentados.

Em julho de 1936, no começo do golpe de Estado, o pai enviou mãe e filha para à França. Lá ela viveu com o nome de Maria Teresa Martínez-Valdés.

Ao voltar à Espanha, em outubro de 1939, a família se instalou em Madri; primeiro no Castelo de Viñuelas e depois no Pardo, onde viveu até à morte do ditador, em 1975. Após a morte de Franco, o rei Juan Carlos deu à ela o título de duquesa de Franco com Grandeza de Espanha, que se somou ao que ela tinha de marquesa de Villaverde, obtido pelo casamento.

Afastada da vida pública nos últimos anos, em novembro de 2015, por ocasião dos 40 anos da morte de Francisco Franco, ela quis relembrar a sua imagem.