Topo

Menina de 10 anos morta por irmão de 15 causa comoção na Colômbia

29/12/2017 01h07

Bogotá, 28 dez (EFE).- O suposto estupro e posterior assassinato de uma menina de dez anos, aparentemente pelo seu próprio irmão de 15, no departamento de Putumayo causou comoção na Colômbia depois de que o pai encontrou o corpo da criança, nu e com sinais de maus-tratos, perto da sua casa.

Samuel Romero, pai dos dois menores, assegurou nesta quinta-feira que encontrou na madrugada de 23 de dezembro sua filha Karen Sofía "morta, nua, toda espancada" numa zona rural do município de Porto Leguízamo, depois que seu irmão Alexander supostamente a arrastou num cavalo e matou.

"Eu a encontrei", afirmou Romero à "Caracol Rádio", e acrescentou que com as pessoas que o ajudaram a procurá-la levaram o corpo a uma delegacia de Polícia e depois encontraram Alexander, a quem entregaram às autoridades.

Segundo o pai dos dois, Alexander confessou que ele tinha assassinado sua irmã.

"Ele mesmo o confessou, que lhe tinha dado o tiro, amarrado os pés e a tinha arrastado (...) Todas as pessoas ficaram 'admiradas' de vê-lo muito tranquilo, como se não tivesse culpa de nada", detalhou o pai.

Romero disse que no dia que aconteceram os fatos tudo parecia normal na sua casa, "como qualquer família, sem desgosto de nenhuma espécie" e estiveram até tarde vendo televisão antes de dormirem.

Sobre a relação que tinham os irmãos, disse que Alexander brigava com Karen Sofía e que era brusco.

O pai dos menores também disse que se o filho teve coragem "de dar-lhe um tiro, surrá-la e arrastá-la em um cavalo também pode ter abusado sexualmente dela".

Inclusive lembrou que o jovem uma vez ameaçou que ia matar todos, referindo-se as suas três irmãs, seu irmão de 18 meses, sua mãe e seu pai, a quem lhe disse que o " ia a matar dormido".

A diretora do Instituto Colombiano de Conforto Familiar (ICBF), entidade responsável pelo cuidado da infância, Karen Abudinen, assegurou que esperam que o peso da lei caia sobre o assassino e lamentou que aconteça um caso deste tipo "por negligência" e uma "situação muito complexa dentro da família".