EUA deram sinal verde a Israel para eliminar general iraniano, diz jornal

Cairo, 1 jan (EFE).- Os Estados Unidos deram sinal verde a Israel para que elimine o destacado general iraniano Qasem Soleimani, o chefe da Força Al Quds dos Guardiões da Revolução, segundo informou nesta segunda-feira o jornal kuwaitiano "Al Yarida".

A informação do jornal kuwaitiano, datada em Jerusalém e que também é repercutida pelo jornal israelense "Haaretz", cita uma fonte de alta categoria que não especifica.

Neste sentido, "Al Yarida" indica que nos últimos três anos houve discussões entre EUA e Israel sobre Soleimani, responsável pelas operações exteriores dos Guardiões da Revolução, o corpo de elite das forças armadas iranianas, dotado do melhor armamento e preparação e fortemente ideologizado, dada sua dependência direta do líder supremo iraniano, Ali Khamenei.

A fonte detalhou que um alto funcionário do serviço de Inteligência exterior israelense (Mosad) informou que há três anos Israel esteve muito perto de eliminar Soleimani perto de Damasco, mas os EUA, que souberam do plano, advertiram o líder iraniano "de alguma maneira", o que fez com que essa operação fracassasse.

Segundo a fonte, isto levou a uma forte disputa entre os serviços de segurança e inteligência israelenses e americanos.

No entanto, a fonte ressaltou que agora há um consenso sobre a periculosidade de Soleimani e sua ameaça os interesses dos dois países da região, e que Israel está "seguindo de perto" o general e que esteve a ponto de eliminá-lo em mais de uma ocasião.

Soleimani, segundo o jornal, é quem lidera os destacamentos iranianos presentes no Líbano, na Síria, no Iraque e no Iêmen, e participou também na guerra entre Iraque e Irã (1980-1988), na guerra na Síria e na ofensiva contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque.

No último dia 2 de dezembro, o líder supremo do Irã reconheceu, durante uma cerimônia, o papel de Soleimani na luta contra os jihadistas na Síria e no Iraque e lhe condecorou por ser "o comando militar mais eficaz" do seu país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos