Maduro felicita Cuba pelo 59º aniversário da revolução

Caracas, 1 jan (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, felicitou nesta segunda-feira o governo de Cuba pelo 59º aniversário da revolução cubana, à qual chama, citando o falecido ex-presidente Hugo Chávez, de "mãe das revoluções latino-americanas".

"Felicitamos o comandante Raúl Castro, presidente da República de Cuba, neste novo aniversário da Revolução Cubana, da qual é seu atual condutor e destacado protagonista", afirma o comunicado oficial divulgado pela chancelaria venezuelana.

Segundo o texto, "Cuba se transformou em um exemplo de dignidade e esperança para os pobres da Terra, sendo referência mundial em saúde, educação, proteção da infância e outros índices de desenvolvimento humano, destacando-se nos campos da arte, dos esportes, da ciência e da cultura".

"A Revolução Bolivariana e a Revolução Cubana estão irmanadas pelo legado emancipador de (José) Martí e (Simon) Bolívar e selaram sua aliança indissolúvel com o histórico abraço entre Hugo Chávez e Fidel Castro", acrescenta a nota.

O governo venezuelano também expressa sua intenção de "continuar aprofundando" a estreita relação entre os dois países através da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA) e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), organismos regionais impulsionados por Chávez.

A nota menciona também entre os instrumentos de cooperação o Petrocaribe, programa iniciado pelo chavismo que oferece petróleo venezuelano a preços e condições preferenciais aos países do Caribe, entre eles Cuba.

"Enviamos nosso abraço solidário ao povo cubano, portentoso artífice desta magna epopeia universal", conclui o texto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos