Rebeldes houthis remodelam seu governo após a morte de Saleh

Saná, 1 jan (EFE).- O líder do Executivo dos rebeldes xiitas houthis remodelou parcialmente seu governo, estabelecido na capital iemenita, Saná, depois do assassinato no mês passado do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, informou nesta segunda-feira a emissora de televisão "Al Masira".

O presidente do Conselho Supremo Político, o principal órgão executivo dos rebeldes houthis em Saná, Saleh al Samad, emitiu um decreto hoje no qual designou um novo vice-primeiro-ministro, Mahmoud al Yunaid, segundo a emissora controlada pelos rebeldes.

Além disso, nomeou Hussein Maqabuli como ministro da Fazenda; Ahmed Dares como titular da pasta de Petróleo, e Abdel Salam Jaber como ministro de Informação.

Além disso, designou três novos governadores nas províncias de Áden, Abyan e Socotorá, mas a emissora não informou sobre os nomes.

No entanto, estas áreas se encontram sob o controle das forças do governo - reconhecido internacionalmente - do exilado presidente iemenita, Abd Rabbuh Mansur al Hadi.

Al Samad também ordenou mudanças na cúpula da Inteligência dos rebeldes, assim como nos organismos de alfândegas e impostos.

Estas novas designações acontecem em meio a uma tentativa dos houthis de controlar seu poder, que se viu minguado nas últimas semanas pela "traição" de seu então aliado Saleh, o que levou os houthis a matá-lo e perseguir seus partidários.

O Iêmen é palco de um conflito armado entre as forças de Hadi apoiadas pela coalizão militar liderada pela Arábia Saudita, e os rebeldes, que controlam amplas áreas do país, entre elas a capital.

Desde a intervenção da coalizão árabe em março de 2015, a violência tem se agravado e a situação humanitária no país é desesperadora, também devido ao bloqueio imposto pela aliança sobre os portos aéreos, marítimos e terrestres.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos