Topo

Seul celebra proposta de Kim de enviar delegação para Jogos de Inverno

01/01/2018 07h04

Seul, 1 jan (EFE).- A Coreia do Sul celebrou nesta segunda-feira a disposição da Coreia do Norte de enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018, melhorando desta forma as relações bilaterais, manifestadas pelo líder Kim Jong-un em seu discurso de Ano Novo.

"Agradecemos que Kim expressasse sua disposição de enviar uma delegação (olímpica) e propusesse o diálogo, pois reconheceu a necessidade de melhorar as relações entre as Coreias", declarou o porta-voz do governo sul-coreano, Park Soo-hyun.

Uma organização "bem sucedida" dos Jogos " contribuirá para a estabilidade não somente na península coreana, mas também no leste da Ásia e no resto do mundo", disse Park.

Além disso, o porta-voz sul-coreano assegurou que Seul sempre teve a intenção de dialogar com Pyongyang, independentemente do " tempo, lugar ou maneira", desde que tal diálogo possa ajudar a restaurar as relações e melhorar a estabilidade na região.

"Esperamos nos sentarmos juntos (com a Coreia do Norte) como partes interessadas para encontrar uma solução e melhorar a estabilidade na península (coreana) enquanto nos comprometemos com a comunidade internacional a resolver o problema nuclear", disse Park.

As palavras dos sul-coreanos chegam horas depois que o líder da Coreia do Norte ter afirmado, no seu primeiro discurso de 2018, que Pyongyang está disposto e pronto para enviar uma delegação a PyeongChang.

Em seu discurso, Kim disse que os Jogos de Inverno serão "uma grande ocasião" para o Sul e desejou "sucesso" ao vizinho, ao mesmo tempo que manifestou a disposição do seu país em dialogar sobre sua participação no evento, que acontecerá no mesmo ano da aniversário de 70 anos da fundação do Norte, enfatizando que será um ano "importante" para ambos.