Cazaquistão liderará reunião sobre armas no Conselho de Segurança da ONU

Nações Unidas, 2 jan (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU anunciou nesta terça-feira que manterá em 18 de janeiro uma reunião de alto nível sobre a não proliferação de armas de destruição em massa que será liderada pelo presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev.

O anúncio foi feito pelo embaixador cazaque na ONU, Kairat Umarov, cujo país preside o Conselho de Segurança este mês, ao informar o programa mensal de atividades no principal órgão de decisões das Nações Unidas.

Nessa reunião, Umarov disse que serão analisadas medidas para gerar confiança entre os líderes políticos com o objetivo de combater a proliferação de armas nucleares e de destruição em massa, um tema que se transformou em uma marca da diplomacia cazaque.

Segundo o diplomata, a presença de Nazarbayev nessa reunião representa um sinal do respeito que o país tem com relação ao papel do Conselho de Segurança e à ONU em geral.

O embaixador cazaque disse que espera um número não determinado de chefes de Estado e de ministros na reunião e que o secretário-geral da ONU, António Guterres, se encarregará de apresentar um relatório inicial.

Além disso, o programa mensal inclui outra reunião, desta vez em nível ministerial, que será realizada em 19 de janeiro e analisará medidas para a manutenção da paz e da segurança internacional.

Nesta reunião, será tomada como exemplo a associação entre o Afeganistão e países da Ásia Central em assuntos como segurança e desenvolvimento.

O programa mensal inclui também um debate aberto sobre o Oriente Médio e o conflito entre Israel e Palestina, em 25 de janeiro, ao qual poderão se juntar representantes dos países que não fazem parte do Conselho de Segurança da ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos