Comunidade hindu no Nepal celebra início do festival Swasthani

Katmandu, 2 jan (EFE).- A comunidade hindu do Nepal iniciou nesta terça-feira as celebrações pelo festival Swasthani, durante o qual os devotos se banham em vários rios sagrados do país do Himalaia para lavar os seus pecados e atrair a prosperidade para suas famílias.

Esta celebração religiosa, também conhecida como Madhav Narayan, é dedicada ao Deus da destruição Shiva e à Deusa Swasthani, e durante o mês de duração as margens de vários rios sagrados do Nepal ficam lotados com centenas de milhares de fiéis.

"Esperamos que mais de 2 milhões de devotos venham se banhar aqui durante o festival", afirmou à Agência Efe Jeevan Shrestha, vice-presidente do comitê organizador do festival no rio Salinadi, nos arredores de Katmandu.

Os fiéis também comparecem a outros rios como o Hanumanghat, a cerca de 15 quilômetros da capital, em comemorações nas quais as mulheres devem se vestir de vermelho e os homens têm que rolar pelo chão antes de entrar na água.

"Tomar um banho sagrado nos rios durante o festival (...) lavar os pecados", disse à Agência Efe o sacerdote hindu Uttam Baral.

Além disso, nos lares é lida todas as noites uma parte da lenda de Swasthani, com 31 capítulos que narram as origens da Terra, o suicídio de Satyawati, a primeira esposa de Shiva, e como Parvati se tornou em sua segunda mulher.

"Acredita-se que recitar essas histórias agrada deusa Swasthani, que cumpre com os desejos dos devotos para superar suas adversidades", concluiu o sacerdote Baral.

A veneração à deusa Swasthani, uma festividade que só é comemorada no Nepal, é única em cada povo, com comemorações e tradições diferentes.

Com uma população de cerca de 30 milhões de habitantes, o Nepal conta com uma maioria de indianos, que representam 81% da população, enquanto cerca de 9% são budistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos