Curdistão quer compartilhar controle de passagens fronteiriças com Bagdá

Erbil (Iraque), 2 jan (EFE).- O governo da região autônoma do Curdistão iraquiano, no norte do país, quer compartilhar a administração das passagens fronteiriças com as autoridades de Bagdá, ao invés de cedê-las, afirmou nesta terça-feira um porta-voz.

Em entrevista à imprensa local, o porta-voz do Executivo curdo, Safin Dazyi, rejeitou a possibilidade de entregar ao governo central o controle das passagens fronteiriças com o Irã e a Turquia, como exige Bagdá, e assegurou que ambas partes prosseguem as negociações a respeito.

Em novembro do ano passado, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, exigiu às autoridades curdas a entrega do controle das passagens fronteiriças, como passo prévio para iniciar uma negociação política para solucionar a crise aberta pela realização do referendo de independência do Curdistão no último mês de setembro.

Por outra parte, o diretor do departamento curdo encarregado das relações com o Irã, Abdalah Ikryi, anunciou hoje que Teerã decidiu abrir as duas passagens fronteiriças com o país vizinho que permaneciam fechadas desde outubro, chamadas Parwezjan e Haji Omaran.

O porta-voz da administração da passagem de Parwezjan, Aram Saiyajan, disse à Agência Efe que a abertura destas duas passagens fronteiriças, da qual participaram autoridades iranianas, "não é temporária" e tem como objetivo facilitar o comércio e o trânsito de cidadãos.

Em outubro do ano passado, o Irã fechou as três passagens fronteiriças com o Curdistão iraquiano a pedido de Bagdá, em represália ao referendo de independência que foi realizado pela região em setembro.

A terceira passagem fronteiriça que comunica o Curdistão iraquiano e iraniano, a de Bashmaj, permaneceu fechada dez dias e depois foi reaberta pelas autoridades iranianas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos