Nova tempestade tropical deixa dois mortos na Filipinas

Manila, 2 jan (EFE).- Duas pessoas morreram na Filipinas por causa de uma nova tempestade tropical que deve deixar o país nesta terça-feira após causar inundações, deslizamentos de terra e forçar evacuações, só uma semana depois de outra que deixou 240 mortos.

Uma mulher de 64 anos morreu ao ser surpreendida por um deslizamento de terra e um homem de 39 perdeu a vida em uma queda mortal como consequência do temporal, ambos casos na ilha de Cebu, segundo informou o Conselho de Prevenção e Resposta a Desastres do país asiático.

Com intensas chuvas e ventos de até 90 quilômetros por hora, a tempestade tropical Agaton afetou durante dois dias o norte da ilha meridional de Mindanao e as ilhas centrais do arquipélago filipino até chegar à mais ocidental, Palawan, que previsivelmente deixará nas próximas horas.

Cerca de 600 famílias ainda permanecem evacuadas por este temporal, enquanto 3 mil passageiros ficaram sem transporte em vários portos pela suspensão das viagens por mar desde que Agaton chegou à Filipinas na virada do ano.

As autoridades ainda não ofereceram um relatório sobre os danos causados na agricultura e nas propriedades pelas inundações, deslizamentos e demolições causados por este novo temporal.

Agaton chegou em um delicado momento no qual o país se recuperava de Tembin, outra tormenta tropical que deixou 240 mortos, mais de cem desaparecidos e cerca de 70 mil pessoas sem lar no sul do país.

Tembin afetou 550 mil pessoas na ilha de Mindanao, onde atingiu especialmente as províncias setentrionais de Lanao do Norte, Lanao do Sul e Zamboanga do Norte.

Entre 15 e 20 tufões passam todos os anos pelas Filipinas durante a temporada de chuvas, que, em geral começa em maio ou junho e termina em novembro ou dezembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos