Trump lembra que EUA estão "monitorando" situação no Irã perante protestos

Washington, 2 jan (EFE).- O presidente americano, Donald Trump, insistiu nesta terça-feira que está "monitorando" a situação no Irã, onde os protestos que começaram na quinta-feira já deixaram 20 mortos e as autoridades ameaçaram acusar os manifestantes de crimes castigados com pena de morte.

"O povo do Irã por fim está agindo contra o brutal e corrupto regime iraniano. Todo o dinheiro que tão tontamente foi dado pelo presidente (Barack) Obama foi parar no terrorismo e em seus 'bolsos'", escreveu Trump no Twitter.

"O povo tem pouca comida, uma grande inflação e nenhum direito humano. Os Estados Unidos estão vigiando!", acrescentou.

As manifestações antigovernamentais contra a corrupção e o alto custo de vida já deixaram, pelo menos, 20 mortos nos enfrentamentos registrados entre os manifestantes e os agentes de segurança e 450 pessoas foram detidas só em Teerã.

Trump está há vários dias tuitando sobre a situação no Irã: na segunda-feira, assegurou que "era hora de uma mudança" no país e no domingo acusou o Governo iraniano de "interromper o acesso à internet para que os manifestantes pacíficos não possam se comunicar", depois que foi totalmente interrompido o acesso às redes sociais.

O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, culpou hoje os "inimigos da República Islâmica do Irã" por estar por trás das manifestações e de querer prejudicar o país, em sua primeira reação perante os acontecimentos.

Jáo presidente do Tribunal Revolucionário de Teerã, Musa Ghazanfarabadi, assegurou hoje que os detidos nos protestos serão declarados culpados por diferentes delitos, entre os quais figuram "atentar contra a segurança nacional" e a "inimizade com Deus" (moharebeh), ambos penalizados com pena de morte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos