Atentado suicida contra mesquita deixa ao menos 9 mortos na Nigéria

Abuja, 3 jan (EFE).- Pelo menos nove pessoas morreram nesta quarta-feira em um atentado suicida cometido por um suposto integrante do grupo terrorista Boko Haram em uma mesquita na cidade de Gamboru, no nordeste da Nigéria, informou a polícia do país africano.

O ataque aconteceu no início da manhã nessa cidade perto da fronteira com Camarões, quando o terrorista se infiltrou entre os fiéis que compareciam ao templo para rezar e detonou a carga explosiva que levava junto ao corpo.

Com o agressor, o número total de mortes chega a dez, explicou em uma entrevista telefônica à Agência Efe o porta-voz da polícia em Maiduguri, a capital do estado de Borno, onde fica Gamboru, que acrescentou que uma investigação sobre o ocorrido foi aberta.

Apesar de o presidente nigeriano Muhamadu Buhari insistir em dizer que o Boko Haram foi derrotado, é um fato concreto que os jihadistas continuam realizando ataques contra pontos mais frágeis, como mesquitas, escolas, mercados e acampamentos para refugiados, na parte nordeste do país, onde eles mantêm a maior parte de sua atividade terrorista.

O líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, apareceu ontem em um vídeo reivindicando a autoria dos últimos atentados na região e assegurando que o grupo continua em operação.

A Nigéria viu aumentar o número de ataques suicidas nos últimos meses, apesar das operações feitas pelas forças de segurança contra os terroristas.

O Boko Haram, que em línguas locais significa "a educação não islâmica é pecado", luta para impor um Estado islâmico na Nigéria, um país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristão no sul.

Mais de 20 mil pessoas morreram desde o início da insurgência jihadista na região em 2009, e cerca de 1,9 milhão tiveram que deixar suas casas, segundo números da ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos