Chefe da diplomacia da UE inicia visita a Cuba com reunião com ministro

Havana, 3 jan (EFE).- A Alta Representante da União Europeia (UE) para Política Externa, Federica Mogherini, se reuniu nesta quarta-feira com o ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrigo Malmierca, no início de uma visita oficial à ilha para reforçar as relações e acelerar a implementação de um acordo bilateral entre o país e o bloco.

Os dois abordaram no encontro as possibilidades de ampliar a cooperação econômica entre UE e Cuba, como foi estabelecido no acordo de diálogo político assinado entre as partes em dezembro de 2016 e que entrou em vigor provisoriamente em 1º de novembro.

Essa foi a terceira viagem de Mogherini a Cuba desde 2015. A chefe da diplomacia da UE destacou os avanços obtidos até agora e mostrou desejo de ampliar a cooperação para outros setores.

Mogherini se reunirá na tarde de hoje com o ministro de Cultura de Cuba, Abel Pietro, depois de realizar uma palestra. Amanhã, ela se encontra com o presidente da Assembleia Nacional, Esteban Lazo, e com o ministro das Relações Exteriores do país, Bruno Rodríguez.

A possibilidade de Mogherini se reunir com o presidente de Cuba, Raúl Castro, não está descartada. Os dois se encontraram em março de 2016, mas, por enquanto, não há um novo compromisso agendado.

Apesar de estar em vigor provisoriamente desde o dia 1º de novembro do ano passado, o acordo ainda precisa ser aprovado pelos parlamentos dos 28 países-membros da UE.

Após quase dois anos de negociações, Mogherini e Rodríguez assinaram o pacto definitivo em dezembro de 2016. Com essa assinatura, Cuba deixou de ser o único país latino-americano que não contava com um marco legal deste tipo para regular suas relações com o bloco europeu.

O mecanismo representou, além disso, o fim da "posição comum", a restritiva política unilateral que a UE impunha à ilha desde 1996 e que vinculava o diálogo entre as partes a avanços na questão dos direitos humanos e maior abertura democrática.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos