Coreia do Norte segue em silêncio sobre oferta de diálogo com Seul

Seul, 3 jan (EFE).- A Coreia do Norte não respondeu hoje à oferta de diálogo de alto nível levantado na terça-feira por Seul para tratar da possível participação norte-coreana nos Jogos de Inverno de PyeongChang, segundo confirmou à Agência Efe uma porta-voz do governo sul-coreano.

Os norte-coreanos tentaram entrar em contato nesta quarta com representantes norte-coreanos através de uma das linhas telefônicas existente na aldeia da trégua de Panmunjom, na fronteira entre as coreias.

A ligação foi feita às 9h (hora local), mas nenhuma resposta foi obtida pelo segundo dia consecutivo, disse uma porta-voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

Pyongyang não responde nenhuma das chamadas de Seul desde fevereiro de 2016, em protesto pelo fechamento do complexo industrial intercoreano de Kaesong por parte da Coreia do Sul, como castigo pelos programas de armas do regime de Kim Jong-un.

Ontem, Seul propôs a realização de uma reunião na próxima terça-feira, dia 9, para facilitar a participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno depois que o líder norte-coreano afirmou em seu discurso de Ano Novo que está aberto ao dialogo para que seu país envie uma delegação para PyeongChang 2018.

Alguns analistas consideram que Pyongyang poderia propor outra data, já que no dia anterior, dia 8, é o aniversário de Kim Jong-un, e além disso um atraso permitiria ter mais tempo para preparar a hipotética reunião.

Caso aconteça, seria o primeiro encontro deste tipo em mais de dois anos entre os dois países, que estiveram em guerra há mais de 65 anos, e chegaria após um ano de especial tensão pelas insistentes provas armamentísticas de Pyongyang.

Os patinadores artísticos Ryom Tae-ok e Kim Ju-ik são os dois únicos atletas norte-coreanos classificados para os Jogos de PyeongChang, que acontecerão entre os dias 9 e 25 de fevereiro.

A Coreia do Norte perdeu em outubro do ano passado o prazo estabelecido para inscrever os dois atletas nos Jogos, mas os patinadores ainda podem participar se o Comitê Olímpico Internacional (COI) convidar os atletas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos