Erdogan fala com Rohani sobre importância da estabilidade no Irã

Istambul, 3 jan (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, falou nesta quarta-feira por telefone com seu homólogo iraniano, Hassan Rohani, a quem ressaltou a importância da estabilidade no Irã, informou a emissora "CNNTürk".

Erdogan também expressou a seu colega iraniano seu apoio ao direito dos cidadãos a protestar pacificamente, desde que não se viole a lei, segundo indicou a fonte.

Por sua parte, o presidente iraniano manifestou a Erdogan sua esperança de que os protestos populares que se espalham por seu país terminem nos próximos dias.

Por outro lado, o ministro de Relações Exteriores turco, Mevlüt Çavusoglu, acusou Estados Unidos e Israel de apoiar a sublevação da juventude iraniana.

"Apenas duas pessoas apoiam os protestos no Irã: Netanyahu e Trump. Queremos que os enfrentamentos terminem o mais rápido possível. Os países que criticam o Irã devem ser sinceros e deixar os padrões duplos", declarou Çavusoglu à imprensa em Ancara.

A maior onda de protestos de rua contra o governo de Teerã desde 2009, com mais de 20 mortos e mais de mil detidos, acontece em várias cidades iranianas desde o último dia 28 de dezembro.

Os manifestantes, em sua maioria jovens, protestam principalmente contra a corrupção e a política económica do governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos