Milhares de iranianos expressam seu apoio ao regime para enfrentar protestos

(Atualiza com novas informações).

Teerã, 3 jan (EFE).- Dezenas de milhares de pessoas se manifestaram nesta quarta-feira em várias cidades do Irã para expressar seu apoio ao regime da República Islâmica do Irã e enfrentar as manifestações de protesto contra as políticas econômicas do governo.

Os manifestantes gritavam: "Morte aos Estados Unidos, morte a Israel" e pediram o fim das manifestações, segundo informou a imprensa local.

Entre as cidades onde aconteceram os protestos estavam Ahvaz, Kermanshah, Bushehr, Abadan, Gorgan e Qom, onde os manifestantes portavam cartazes nos quais pediam ao governo que preste atenção às reivindicações da população.

As manifestações de protesto começaram na quinta-feira passada na cidade de Mashad e se estenderam a várias outras, e até agora deixaram mais de 20 mortos e mais de mil manifestantes detidos.

O Ministério do Interior iraniano declarou os protestos ilegais. "Pedimos ao povo que não participe de concentrações ilegais. Se têm a intenção de participar nas manifestações façam o pedido e este será revisado", disse o ministro da pasta, Abdolreza Rahmani Fazli.

Segundo a imprensa local, as manifestações pró-regime de hoje aconteceram de maneira espontânea, razão pela qual não pediram permissões e, de acordo com as imagens de televisão, muitas ruas acabaram bloqueadas.

Um cidadão que não quis ser identificado se queixou e disse que "a marcha de hoje que aconteceu em horário de trabalho provocou incômodo pra muita gente" e questionou por que as forças de segurança não atuaram contra ela.

"Enquanto isso, os que protestam devem tapar a cara, sair durante a noite para não serem identificados, receber ameaças e tolerar os enfrentamentos com as forças de segurança " criticou.

A Organização da Promoção Islâmica da província de Teerã convocou novas manifestações para sexta-feira destinadas a condenar os protestos antigovernamentais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos