Papa critica os presunçosos na primeira audiência geral de 2018

Cidade do Vaticano, 3 jan (EFE).- O papa Francisco criticou nesta quarta-feira as pessoas que são presunçosas e incapazes de receber perdão, e afirmou que só quem reconhece seus erros com humildade "recebe a compreensão e o perdão dos demais".

"O que pode dar o Senhor àqueles que já têm o coração cheio de si mesmos, do seu próprio êxito? Nada, porque o presunçoso é incapaz de receber perdão, cheio como está da sua suposta justiça", criticou Francisco, em sua primeira audiência geral de 2018.

Na Sala Paulo VI do Vaticano, o papa assegurou que só "quem é consciente das suas próprias misérias e baixa os olhos com humildade sente o misericordioso olhar de Deus".

"Sabemos por experiência que só quem sabe reconhecer seus erros e desculpar-se recebe a compreensão e o perdão dos demais", acrescentou.

O papa também lamentou que em algumas ocasiões as pessoas se sintam bem consigo mesmas quando consideram que não "fizeram mal a ninguém", e refletiu que "na realidade não basta não fazer mal ao próximo", mas que "é preciso escolher fazer o bem" em todo momento.

Por fim, Francisco frisou que é necessário "admitir a culpa" com sinceridade, ao invés de apontar "com o dedo os demais", por "temor ou vergonha".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos