Conselho de Segurança se reunirá na 6ª feira para analisar protestos no Irã

Nações Unidas, 4 jan (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta sexta-feira, a pedido dos Estados Unidos, para analisar os protestos que foram registrados nos últimos dias no Irã, informaram fontes oficiais.

A reunião foi convocada para as 15h locais (18h em Brasília), com o tema aberto da situação no Oriente Médio, segundo informou o escritório de imprensa das Nações Unidas.

Os Estados Unidos já tinham anunciado na terça-feira a sua intenção de pedir a convocação dessa reunião de urgência no Conselho de Segurança para analisar um relatório sobre os protestos no Irã.

Segundo a embaixadora americana, Nikki Haley, "as liberdades que estão consagradas na Carta das Nações Unidas estão sob ataque no Irã".

"A comunidade internacional tem um papel a desempenhar neste tema", declarou a embaixadora na terça-feira, quando anunciou sua intenção de pedir a convocação da reunião. "A ONU tem que se manifestar a respeito (...). Não devemos ficar em silêncio", acrescentou Haley.

Os protestos começaram na última quinta-feira devido à inflação e à corrupção, mas, posteriormente, passaram a criticar o regime iraniano, levando a enfrentamentos com as forças de seguranças, deixando mortos, feridos e detidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos