Prefeito social-democrata de distrito de Istambul é destituído por "golpismo"

Istambul, 4 jan (EFE).- O Ministério de Interior da Turquia suspendeu nesta quinta-feira das suas funções o prefeito do distrito de Besiktas em Istambul, Murat Hazinedar, do laico Partido Republicano do Povo (CHP), o maior da oposição, dentro de uma investigação sobre o fracassado golpe de Estado de 2016.

Hazinedar foi retirado do cargo enquanto durar a investigação sobre várias acusações que pesam sobre ele, desde desvio de fundos e abuso de autoridade até a de ser membro da confraria do pregador Fethullah Gülen, a quem o governo turco atribui a tentativa golpista, informa o jornal " Hürriyet".

O distrito de Besiktas, de 190.000 moradores, está situado às margens do Bósforo, no lado europeu da cidade, e abriga uma grande área de bares, restaurantes e lazer noturno, além do famoso clube de futebol do mesmo nome, e cujos torcedores têm fama de esquerdistas e inclusive anarquistas.

Hazinedar ganhou as eleições locais neste distrito em 2014 com 76% dos votos, o melhor resultado do social-democrata CHP em toda Istambul.

Horas antes de ser comunicado da sua suspensão do cargo por ordem do Ministério de Interior, o prefeito apareceu perante as câmeras para denunciar a investigação da qual é alvo como uma manobra política.

Hazinedar lembrou que no início de dezembro já tinha sido afastado das suas funções o prefeito do distrito de Atasehir, Battal Ilgezdi, no lado asiático de Istambul.

Desde o fracassado levante, o Ministério Interior destituiu 30 prefeitos da oposição, na maioria dos casos pertencentes ao esquerdista Partido Democrático dos Povos (HDP) no sudeste do país, de maioria curda, mas é a primeira vez que toma esta medida com destacados dirigentes social-democratas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos