Tranquilidade reina nas ruas de Teerã após dias de distúrbios

Teerã, 4 jan (EFE).- A tranquilidade reinou nesta quinta-feira nas ruas de Teerã, depois que as autoridades iranianas deram por finalizado os protestos antigovernamentais, enquanto outras cidades foram palco de manifestações de apoio ao regime.

As principais avenidas e praças da capital, incluídas aquelas como Enghelab, palco de distúrbios nos últimos dias, não tiveram problemas hoje, segundo constatou a Agência Efe.

O comandante em chefe dos Guardiães da Revolução do Irã, o general Mohamad Ali Jafari, anunciou ontem o "fim da sedição", em referência aos protestos contra as políticas econômicas do Governo que começaram na quinta-feira.

Cerca de 20 pessoas morreram nos seis dias de protestos e mais de mil manifestantes foram detidos.

O ministro do Interior iraniano, Abdulreza Rahmani Fazli, minimizou hoje a importância dessas manifestações antigovernamentais e cifrou em um máximo de 42 mil os participantes.

"O motivo da continuação dos pequenos protestos em algumas províncias se deveu à tolerância das autoridades", disse o ministro, que também denunciou uma conspiração dos "inimigos" do Irã para debilitar o país.

Em resposta a estas manifestações, dezenas de milhares de iranianos tomaram as ruas de algumas cidades ontem e hoje para expressar apoio ao sistema da República Islâmica e condenar os recentes distúrbios.

Os participantes destas marchas levavam bandeiras do Irã e fotografias do líder supremo do país, Ali Khamenei, segundo as imagens divulgadas pela televisão estatal.

A Organização da Promoção Islâmica da província de Teerã convocou também para amanhã, sexta-feira, marchas para condenar os protestos antigovernamentais no centro da capital.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos